segunda-feira, 9 de março de 2009

Mutirão amplia combate à dengue na Vila Anália

Foto: Waldir Gomes

Mais de duas centenas de pessoas entre voluntários mobilizados pela Defesa Civil, Prefeitura Municipal através das secretarias de Saúde, de Assistência Social, Empresa Municipal de Água e Saneamento, da Associação de Moradores do Vila Anália, Força Jovem, 15º Batalhão da Polícia Militar, Marquise e outras entidades participaram de um mutirão contra a dengue no bairro da Vila Anália. Durante dois dias – 5 e 6 de março - foram visitados mais de dois mil imóveis,em 36 quarteirões e realizada a limpeza do canal que corta o bairro, com recolhimento de lixo e entulho.
O trabalho foi objeto de uma avaliação realizada pela Defesa Civil com as entidades participantes no Centro Social Urbano. O modelo do mutirão será aplicado no domingo, dia 8, numa ação similar no Jardim Primavera, uma outra área com elevada densidade populacional, onde será implementada uma ação de caráter emergencial.
Para o presidente da Associação de Moradores Juscelino, o Paraqueda, o esforço foi extremamente positivo e possibilitou uma varredura contra focos da dengue em todo o bairro: “Fizemos um verdadeiro corpo a corpo visitando imóveis e entregando panfletos educativos sobre a dengue. Também fizermos vistorias em prédios, casas e terrenos baldios com o objetivo de detectar focos do mosquito”.
Um relatório aponta dezenas de pontos críticos detectados em todas as ruas, bem como os problemas encontrados e as respectivas soluções, ou seja, a retirada do material – pneus, lixo acumulado e outros depósitos de água encontrados-, além de aplicação de larvicida em tanques descobertos.
Segundo Sérgio Fontes, do Departamento da Juventude da Secretaria de Assistência Social e integrante da ong Força Jovem o êxito do trabalho se deve ao esforço dos voluntários, com mobilização de dezenas de moradores do bairro, além de 80 representantes da Força Jovem, 50 policiais militares e 30 agentes de endemias e de saúde, que também participaram da operação. Para ele o mais importante do mutirão foi o esforço educativo visando sensibilizar a população para o problema da dengue, uma doença que mata e que precisa ser contida com o ataque aos focos do seu principal vetor o mosquito aedes aegipty.

Nenhum comentário:

Postar um comentário