segunda-feira, 9 de março de 2009

EM CANAVIEIRAS A DENGUE ESTÁ SOB CONTROLE

Vêm prosseguindo os esforços da equipe de combate as endemias visando manter a incidência do mosquito transmissor da dengue sob controle. Mesmo com o trabalho exaustivo da equipe não somente na descoberta de focos de infestação, mas também prestando informações no sentido de conscientizar as pessoas quanto à importância de diminuir a formação de focos do mosquito.

No 1º ciclo registrado este ano houve um aumento nos índices de infestação com relação ao total registrado no ano passado que foi 0,9 abaixo do mínimo exigido.
A 1ª amostragem do Ano registrou 2.0 de áreas infestadas, causando assim uma certa apreensão na coordenação da equipe de endemias muito embora os agentes de saúde, do município responsáveis no combate as endemias vem intensificando os trabalhos não só na sede como na zona rural, fiscalizando principalmente os fundos de quintais áreas de maior incidências de focos do mosquito ultrapassando a 80% de casos encontrados de infestações.

Segundo o coordenador da equipe de combate as endemias Sr. Radamés Rodrigues Couto, de janeiro até agora foram notificados 23 casos de pessoas infestadas pelo mosquito transmissor. 02 casos foram positivados com dengue clássica e 11 casos foram negativados e os 10 casos ainda aguardam resultados do laboratório.

A equipe de Combate as Endemias do município é formada por 19 agentes de campo, 02 supervisores de área, 01 supervisor geral, 01 coordenador geral e 01 laboratorista que coordena a estatística.

O programa de endemias do município, além do combate à dengue encampa também o PCE – Programa de Controle de Esquistossomoses e o PVC - Programa de Vigilância de Chagas sob a responsabilidade também, dos agentes de saúde na erradicação das doenças de chagas e da esquistossomoses.
Em todas essas ações a Prefeitura de Canavieiras através da Secretaria de Saúde, vem dando o mais variado suporte nas despesas operacionais, tais como: combustível, divulgação e material específico para o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário