segunda-feira, 20 de julho de 2009

Terminal pesqueiro próximo à realidade


Foto: sosriosdobrasil.blogspot.com
Uma luta de mais de 15 anos está chegando ao fim. A construção do terminal pesqueiro de Ilhéus, uma antiga reivindicação de pescadores, armadores, empresários do setor pesqueiro e da região como um todo, está na fase dos preparativos do projeto executivo da obra, que tem custo estimado de R$ 7 milhões e deverá começar até o final deste ano.
Hoje em Brasília, o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, esteve reunido com o ministro da Pesca Altemir Gregolin, para decidir os últimos detalhes do projeto executivo, não apenas do terminal pesqueiro de Ilhéus, mas também o terminal de Salvador, cujo valor estimado da obra é de R$ 15 milhões.
Hoje também, em Ilhéus, o diretor-técnico da Bahia Pesca, Marco Rocha, se reuniu com os integrantes do CAP (Conselho de Autoridade Portuárias para discutir detalhes técnicos da obra, que vai ser feita no antigo porto, na Enseada do Pontal. O local do futuro terminal pesqueiro foi aprovado por unanimidade em audiência pública feita pela Bahia Pesca e Ministério da Pesca, com pescadores e armadores da região, no último dia 3 de junho deste ano.

Articulações - A reunião em Brasília e em Ilhéus, é resultado de uma outra reunião ocorrida na última segunda-feira, em Salvador, envolvendo o governador Jacques Wagner, o ministro Altemir Gregolin, a secretária-chefe da Casa Civil do Governo da Bahia, Eva Cella Chiavon, o secretário da Agricultura, Roberto Muniz, e o próprio Isaac Albagli. Nessa reunião ficou definido que será assinado um convênio entre o Ministério da Pesca e a Bahia Pesca para viabilizar os recursos necessários para a execução da obra.
Para o presidente da Bahia Pesca, a construção do terminal pesqueiro de Ilhéus coroa de êxito uma luta de 15 anos na região, e que ganhou contornos de definição este ano, com o apoio dado pelo governador Jacques Wagner às ações da Bahia Pesca em todo o estado e do próprio apoio das comunidades pesqueiras aos dois empreendimentos.


ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário